PIS – Programa de Integração Social

Tempo de leitura: 1 minuto

O que é o PIS?

De acordo com as informações da Caixa Econômica (responsável pelo programa), ​o PIS é muito mais que um simples número. PIS significa Programa de Integração Social, onde cada empregado da iniciativa privada tem acesso aos benefícios determinados por lei e ainda colabora para o desenvolvimento das empresas do setor.

PIS

Por meio da Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o Programa de Integração Social (PIS). O programa buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa​.

PASEP

Paralelamente à criação do PIS, a Lei Complementar n° 8/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.​

Como Funciona o PIS – Programa de Integração Social?

Até 04/10/1988 os empregadores fizeram contribuições recebidas pelo Fundo de Participação PIS/PASEP, que então distribuía valores aos empregados na forma de cotas proporcionais ao salário e tempo de serviço.

Fonte: Caixa Econômica Federal

Leia Mais:

Tabela do PIS 2018: Saiba Tudo Sobre esse Assunto

O que é eSocial e Como Funciona?

Como Consultar o Seguro Desemprego pela Internet?

Como Fazer a Consulta do RG Online?

Carteira de Motorista Digital já Começa a Valer no Distrito Federal!

CNH Digital: Sua Carteira Nacional de Habilitação!

Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂