Tempo de leitura: 3 minutos
Novo Concurso Aluno Digital foi aberto para Simões Filho e Mais 19 cidades da região metropolitana de Salvador. Ele é direcionado para estudantes do ensino fundamental de escolas públicas ou privadas e as inscrições irão até 11 de agosto.
Além de Salvador e Simões Filho, também irão participar do concurso as escolas de Aratuipe, Cairu, Camaçari, Candeias, Dias D´Avila, Itaparica, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Nazaré, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião de Passe, Saubara, Terra Nova e Vera Cruz.
Como Funciona o Concurso Aluno Digital?
As inscrições do concurso aluno digital podem ser realizadas no site oficial Aluno Digital e o estudante precisa estar matriculado no ensino fundamental de escolas públicas ou privadas dos municípios citados anteriormente. Cada aluno poderá enviar no um trabalho, sendo que as três escolas com o maior número de inscrições ganharão uma TV de 40 polegadas.
O concurso é dividido em três categorias, onde cada estudante deve gravar vídeos inspirados no tema do projeto. Para os alunos do 1° ao 4° ano, deverá ser gravado um vídeo em formato de tutorial sobre como se tornar digital, sendo a categoria intitulada como “Seja um Youtuber”. Para os alunos do 5º ao 7º ano, a tarefa é gravar vídeos que contem histórias de pessoas que estão realizando o processo da conversão para o sinal digital, sendo a categoria intitulada como “Você é um Repórter”. Para os estudantes do 8º e 9º ano, deve fazer uma reportagem ou minidocumentário em vídeo,sendo a categoria intitulada como “Você é um jornalista”.
No total, serão três vencedores em cada categoria. O primeiro colocado ganhará uma TV de 40 polegadas. O segundo, uma TV de 32 polegadas. O terceiro colocado irá ganhar um kit digital composto por antena, conversor e controle remoto. Os vídeos mais votados em cada categoria também irão ganhar um tablet com sinal de dados disponibilizados gratuitamente por um ano.
Um dos maiores avanços na migração para a tv digital é a liberação faixa de radiofrequência dos 700 MHz, onde permitirá que todas as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G com melhor qualidade e maior cobertura no Brasil, inclusive em ambientes fechados, diferentemente do que é disponibilizado hoje.
Outro fator crucial da migração para tv digital é que o sistema disponibilizará futuramente um serviço de acesso a diversos serviços públicos, oferecidos pelas prefeituras das cidades com o sinal digital já migrado. Parcerias com o ministério da cultura, bem como outras parcerias, oferecerão por exemplo filmes e documentários diretamente na sua tv aberta, veja mais novidades aqui.
Para saber quem tem o direito de receber o kit, a população pode ligar gratuitamente para o número 147 com o CPF ou NIS (Número de Identificação Social). Ao agendar, a pessoa é direcionada para o local, dia e horário de sua preferência. Caso tenha mais dúvidas, acesse este artigo.
Fonte: Simõesfilhoonline
Leia Mais: