Tempo de leitura: 4 minutos
Atualmente, com tanta tecnologia, aliada a aplicativos mobile ou para computadores e o excesso de trabalho, anda deixando muitas pessoas cada vez mais atarefadas e com pouco tempo disponível em suas rotinas diárias. Se você procura meios de realizar sua pré-matrícula ou matrícula da escola de seu filho, o matrícula digital ou matrícula fácil é o caminho que traz muito benefícios, entre eles, agilidade no processo de inscrição, comodidade e agilidade.
Então se você procura ganhar mais tempo e ter mais praticidade no ato da matrícula da escola, continue lendo o artigo e entenda o que é a matrícula digital e como funciona!
O que é a matrícula digital?
A matrícula digital tem como objetivo disponibilizar vagas aos alunos em uma escola da Rede Pública Estadual garantindo que eles estudem de acordo com o calendário e ano letivo, bem como ter todo o acesso democrático à educação, inclusive reduzindo a tempo de espera e as enorme filas que se formam em épocas escolares.
Para muitos estados brasileiros, a matrícula digital trouxe uma dinâmica no processo de seleção dos alunos, respeitando todos os critérios da Secretaria da Educação e reduzindo a burocracia.
Como funciona a matrícula digital?
A matrícula digital se destina aos alunos que já estudam em uma Escola da Rede Estadual e desejam dar continuidade aos seus estudos nesta mesma escola. É importante verificar antes se a escola desejada oferece a série subseqüente, ou seja, se o aluno está no 7° ano precisa verificar se a escola oferece a série do 8° ano, e assim por diante.
Vamos dar um exemplo da matrícula digital, ou matrícula fácil, no estado do Rio de Janeiro, destinada exclusivamente aos seguintes candidatos:
Ensino Fundamental (anos finais)
- EJA – Educação de Jovens e Adultos;
- Regular.
Ensino Médio
- Regular;
- Curso Normal (Formação de Professores);
- Solução Educacional Nova Geração;
- Vocacional Profissionalizante;
- Vocacional Intercultural;
- Médio Referência;
- Inovador;
- EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Como fazer a matrícula digital?
Para realizar a pré-matrícula, basta entrar nos sites de cada estado oferecido. Neles você poderá realizar todo o processo de pré-matricula, e em seguida ter que se apresentar na escola portando apenas alguns documentos solicitados.
Continuaremos com o exemplo da da matrícula digital, ou matrícula fácil, no Rio de Janeiro, veja o passo a passo abaixo:
Passo 1:
- Acesse o site;
- Clique em “faça sua inscrição”.
Passo 2:
- Insira os dados do aluno;
- Preencha a filiação do aluno informando o CPF;
- Insira o CEP e informe também se o aluno usa transporte para ir ao colégio;
- Se ele possui alguma necessidade especial;
- Informe se o aluno estuda em rede pública e qual escola estuda.
Passo 3:
- Escolha o município, a escola desejada, os horários, qual ano e tipo de ensino;
- Revise seus dados atentamente e siga para a finalização de seu cadastro. Anote o número do protocolo e imprima o comprovante da sua pré-matrícula que foi gerado.
Passo 4:
Vá até a escola escolhida para confirmar a matricula. Para confirmar, será necessário apresentar alguns documentos na instituição de ensino que você escolheu. Confira a lista abaixo:
- Histórico Escolar
- Comprovante de Residência;
- Certificado de transferência – caso o aluno venha de outra escola;
- Documentos Pessoais – dos alunos e dos pais de alunos menor de idade;
- Certidão de Nascimento/Casamento;
Caso tenha perdido o prazo de inscrição, vale a pena consultar a lista de escolas com vagas disponíveis. Basta inserir o município, bairro, série, curso e turno para verificar a disponibilidade, conforme figura abaixo:
Conclusão:
Como falamos anteriormente, a matrícula digital, em parceria com a Secretaria de Educação, surgiu com o intuito de agilzar o processo de matrículas e pré matrículas para as crianças e jovens de todo o Brasil reduzindo drasticamente a burocracia e o tempo de espera.
Vale a pena ressaltar que após o ato de inscrição através do site, caso você não compareça na escola para efetivar e finalizar a sua matrícula com os devidos documentos, você perderá a vaga e será necessário realizar todo o processo novamente.
Seguindo esse roteiro do artigo, você com certeza vai realizar o cadastro com sucesso e assim garantir a vaga, indo até a escola que você escolheu.
Gostou? Deixe seus comentários e compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, google +, twitter, pinterest) 🙂
Leia Mais:
Como Saber o Número do NIS do Bolsa Família?
Como Funciona o CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais
Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, twitter, pinterest e linkedin) 🙂
Link permanente
Sou assalariada , preciso de um conversor digital para tv, como consigo?