Tempo de leitura: 3 minutos
Você sabia que grávidas e nutrizes tem direito ao Bolsa Gestante? Pois é, este é um benefício oferecido pelo Governo Federal a mulheres que estão gravidas ou que se encontram em período de amamentação.
Muitas pessoas acham que o Bolsa Gestante e o popular Bolsa Família são auxílios diferentes. Mas a verdade é que um faz parte do outro.
Para entender melhor sobre esse assunto, continue lendo esse post e descubra:
- Quem pode receber o bolsa gestante;
- Como dar entrada neste benefício;
- Impactos positivos do Bolsa Gestante para a sociedade.
Confira!
Quais pessoas podem receber o Bolsa Gestante?
O Bolsa Gestante basicamente é composto pelo benefício variável gestante e também pelo benefício variável nutriz. O primeiro é disponibilizado em um total de 9 parcelas, enquanto que o segundo é pago em um total de 6 parcelas, sendo que estas parcelas são acrescidas ao pagamento mensal do Bolsa Família.
Leia Mais:
Aplicativo do FGTS Para Consulta de Saldo!
Programa Criança Feliz: O que é e Como Funciona?
Como Saber o Número do NIS do Bolsa Família?
Sendo assim, para garantir o Bolsa Gestante, é necessário estar registrada no CadÚnico, assim como também é preciso apresentar o cadastro no Bolsa Família ativo.
Além disso, para receber este benefício, também é necessário que a família conte com uma renda mensal entre R$85,01 e R$170,00 por pessoa.
O que é preciso para solicitar o Bolsa Gestante
No caso do benefício variável gestante, a gestante terá que se dirigir até o posto de saúde do seu bairro ou município e comprovar a gravidez por meio de exames, para que possa ser acompanhada durante o pré-natal.
A gestante terá até o nono mês de gestação para solicitar o pagamento do Bolsa Gestante.
Já para o caso do benefício variável nutriz, a mulher deve solicitar este benefício na central de atendimento do Bolsa Família no seu município. Nesse caso, é preciso que ela se apresente munida da Certidão de Nascimento do recém-nascido e a solicitação deste benefício deverá ser efetuada no prazo máximo referente ao sexto mês de vida da criança.
Impactos do Bolsa Gestante na Sociedade
O Bolsa Gestante foi ativado em 2011 e, desde então, vem proporcionando uma série de benefícios para as mulheres que fazem parte do programa Bolsa Família.
Além de incentivar as mulheres a realizarem o acompanhamento de suas gestações desde o início, este programa também auxilia financeiramente muitas famílias que não tem condições de arcar com os gastos iniciais de uma gravidez.
Com a criação deste benefício, o número de mulheres que fazem o seu pré-natal por completo elevou em até 60%, conforme mostra algumas pesquisas realizadas envolvendo esse assunto.
Portanto, fica claro que a criação do Bolsa Gestante é mais uma iniciativa do Governo Federal que vem dando certo no sentido de contribui para o desenvolvimento da população e melhoria das condições de vida das pessoas quem se enquadram no grupo populacional de baixa renda.
E você, o que acha disso? Acredita que o Bolsa Gestante pode realmente ajudar as mulheres durante a gravidez ou no período de amamentação? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!
Gostou? Compartilhe com amigos e familiares nos botões acima (facebook, twitter, pinterest)
Link permanente
Como eu posso saber se eu vor receber. O bolsa gestante
Link permanente
Poço receber
Link permanente
Eu poço receber O bolsa gestante tendo o bolsas família
Link permanente
Olá Leticia! Informe-se junto a central de atendimento do bolsa família de seu município. Um abraço.
Link permanente
Eu estou recebendo o auxílio maternidade Pq estou desempregada e a penúltima parcela eu tenho direito ao bolsa família. Fiz o agendamento para o dia 28/10. Tenho 3 filhos e não tenho renda. Obrigado por me responder.
Link permanente
Eu coloquei no meu cadastro que eu estou gestante já tem um mês e pouco já isso e eu ainda não recebi .
Link permanente
Oi,estou gestante sou de menor tenho direito?
Link permanente
Oi tenho 2 filho e recebo só de um filho . n recebo do meu mais novo eu to recebendo a mesma coisa como eu estivesse com o meu primero filho . nada mudou o que fazer .e to gestante de mais um bb tenho direito do bolsa gestante
Link permanente
Olá Thais! Vale a pena se informar diretamente em um posto de saúde de seu bairro ou município. Um abraço.
Link permanente
Boa tarde gostaria de saber se posso fazer o para gestante estou de 3 mês
Link permanente
Olá Tainara! Primeiramente, parabéns! Dirija-se a um posto de saúde mais próximo para se informar. Um abraço.
Link permanente
Já participo do bolsa família,queria saber como faço para incluir minha bb de 4 meses
Link permanente
Olá Flávia! Dirija-se a um posto de saúde mais próximo de sua cidade para se informar. Um abraço.