Tempo de leitura: 3 minutos
Se o seu Roteador foi Invadido, saiba que toda a segurança dos seus dados e dispositivos eletrônicos ligados a ele está comprometida. Quando isso acontece, os hackers passam a ter controle sobre a sua rede e, por isso, eles tem livre acesso ao seu computador, smartphone, tablet e demais periféricos conectados ao Wi-Fi.
Você poderá ter uma série de arquivos roubados, tais como:
- Vídeos;
- Senhas;
- Fotos;
- Contatos;
- Documentos do trabalho;
- Dados bancários, e muitas outras informações.
Além disso, eles também poderão se conectar a dispositivos Smart, o que é um grande perigo. [ Veja aqui: 7 Dicas Para Você Navegar com Segurança na Internet! ]
Se o seu Roteador foi Invadido, é necessário tomar medidas de segurança imediatas, para evitar que você tenha problemas. Confira a seguir algumas delas.
Seu roteador foi invadido? Adote essas 3 medidas e resolva o problema:
-
Resete o aparelho
A primeira coisa que você precisa fazer se o seu Roteador foi Invadido é resetar o aparelho. Geralmente, isso é possível apenas pressionando o botão Reset.
Leia Mais:
Dicas de Segurança Para Impedir que Aplicativos Roubem os Dados de seu Celular
Como Proteger com o WhatsApp, Facebook e Gmail?
5 Dicas para Manter Seus Hábitos Seguros!
Contudo, em alguns casos o processo é mais complexo. Veja abaixo como resetar aparelhos do tipo TP Link:
- Pressione o botão Reset por alguns segundos. As luzes deverão apagar e depois acender;
- Veja se as luzes de Wireless e Internet estão acesas e depois faça um teste de conexão;
- Abra o navegador do seu computador e digite o número do IP. Em seguida informe seus dados de acesso;
- Um painel irá abrir e você terá que localizar a opção Ferramentas do Sistema (System Tools). Em seguida, acesse a aba Restaurar Sistema (Factory Defaults) e clique em Restaurar (Restore).
Pronto, é só aguardar o equipamento ser restaurado.
-
Mude a senha
A segunda coisa que você precisa fazer caso o seu roteador tenha sido invadido é mudar a senha dele. Lembre-se que ela não é a mesma do que a do Wi-fi.
Para muda-la, você precisa acessar o mesmo painel utilizado para restaurar o aparelho. Na aba Ferramentas do Sistema (System Tools), procure pela alternativa Usuário e Senha (Password).
Você precisará informar os seus dados de acesso, e depois modifique tanto o seu usuário quanto a senha. O ideal é que você utilize pelo menos 8 caracteres, e que eles sejam uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.
-
Altere o nome a senha do Wi-fi
Outra medida que pode adotar se o seu roteador foi invadido é mudar a senha do Wi-fi. Você pode fazer isso tanto pelo painel de configuração do modem, na aba Wireless, opção Configurações (Wireless Settings), como também na página da operada de internet da sua residência.
Também é recomendado que você crie um usuário e uma senha totalmente diferentes. Nada de colocar dados pessoais, como nome de parentes, números de telefone, datas de nascimentos entre outras informações.
Faça o mesmo procedimento da etapa anterior. Use uma mistura de caracteres, para dificultar uma outra invasão que possa ocorrer.
Conclusão:
Agora que você já saber o que fazer se o seu Roteador foi invadido, será mais fácil se precaver de outros ataques. O ideal é que você faça todo esse procedimento periodicamente, para que não correr o risco das informações serem roubadas, e também dificultar armadilhas virtuais.
Gostou? Compartilhe com seus amigos e familiares clicando no botões acima (facebook, twitter, pinterest e linkedin)!
Link permanente
meu repetidor multgilaser re 051 conecta mas não navega vcs podem me ajudar
Link permanente
Olá Antônio! Você pode digitar o modelo de seu repetidor no google que já aparecerá o site oficial para você verificar a configuração necessária. Um forte abraço!
Link permanente
meu repetidor multgilaser re 051 conecta mas não navega vcs podem me ajudar
Link permanente
Olá Antônio! Você pode digitar o modelo de seu repetidor no google que já aparecerá o site oficial para você verificar a configuração necessária. Um forte abraço!